segunda-feira, 1 de novembro de 2010

" O pior é pensar que o Nordeste escolhe o Presidente, mas nós é que pagamos a conta... Deplorável. "

Extraído da blog sobre a campanha da presidência da Folha.

Somente um comentário: eu não votei no Serra (e jamais votarei em PSDB) exatamente por esse motivo. O PT tem milhões de problemas, mas sinceramente, eleitores que declaram abertamente esse tipo de opinião? A gente sabe muito bem onde encontra.

P.S.- E quem vier com comentário do tipo "Mas o Nordeste é sustentado pelos impostos do Sudeste", por favor, faça-me um grande favor: abra um livro sobre o sistema de distribuição tributária brasileiro e leia sobre o tema antes de falar alguma merda. Também vale pensar em toda a mão-de-obra baratinha baratinha (que passa a sua roupa, serve seu prato no restaurante, dirige seu ônibus) que simplesmente fez a grande ofensa de migrar dentro do seu próprio país em busca de melhores condições de vida.

P.S.2- Filho de pernambucanos que migraram para o Rio, sim senhor. 100% de sangue nordestino rolando aqui nas veias (apesar de que isso representa porra nenhuma pra mim).

P.S.3- PUTO. Muito puto com esse tipo de gente.

16 comentários:

Gui disse...

Acho que é o momento #orgulhonordestino.

Também sou filho de um nordestino (mamãe é cearense) e acho deplorável as diversas piadas que fazem com o pessoal de lá. O próprio fato de paraíba ser uma espécie de ofensa no Rio já é um sinal disso.

Eles mostraram que sabem votar melhor do que SP, pelo menos.

AD disse...

No próximo feriado vem a Aracaju, será muito bem recebido, garanto-lhe.

Bom dia!

Lobo disse...

Filho de maranhenses que migraram para o Rio. Ainda não tinha visto isso.

Pra você ver como gente podre e meio irracional tem em todo lugar... tinha necessidade desse escarcel todo?

Unknown disse...

Os do Sul e Sudeste são MUITO preconceituosos. Se julgam a última bolacha. Tenho nojo. Que se mudem, pois, pra "miami" limpando latrinas do primeiro mundo (em crise, veja só...).

S.A.M disse...

É esse tipo de comentário preconceituoso que achamos que não tem espaço nos dias de hoje, mas é muito mais atual do que imaginamos.

Uma pena.
Abraço!

Anônimo disse...

Fernando,

Esse preconceito está explicado justamente na observação matadora que você fez no PS1, sobre mão-de-obra barata(o que óbvio é fato), o que é esquecido é que na região nordeste os centros urbanos funcionam como no Rio ou São Paulo, com seus profissionais liberais, suas belezas naturais, e infelizmente, seus problemas sociais.

Aos poucos, tudo muda, as famosas oligarquias nordestinas vão perdendo suas forças, afinal as capitanias hereditárias, um dia teriam que chegar ao fim, e com isso também começa a mudar a região interior(Sertão). Agora só a título de curiosidade, quais são são os estados brasileiros que botaram no poder Maluf e Garotinho?

O Brasil é um país só(desculpe o clichê barato), mas enquanto esse rivalismo(muito provinciano, por sinal!) regional permanecer, não iremos muito longe!

Abraço,
Do seu leitor de Salvador/BA.

beto disse...

preconceito é sempre feio. está no dia-a-dia do RJ e SP com o uso pejorativo de, respectivamente, "paraíba" e "baiano".

acho que no caso da eleição o buraco é mais embaixo. Copiando um autor: " No Brasil, um eleitorado bastante expressivo se encontra nos pequenos municípios pobres do interior. Esse mundo dos grotões é dominado, de modo geral, por oligarquias políticas."

Mas o PT só chamava de grotão (ou lumpen) e oligarquia quando as Sucupiras votavam maciçamente no Collor, PFL, Arena. Quem tinha razão era um falecido tio: "só é curral eleitoral quando vota contra nosso candidato"!

agora, seu texto anterior sobre "porque votar no serra" foi tão preconceituoso, limitado e clichê quanto esses comentários anti-Nordeste. mas todo bom blogueiro tem seus dias de Marilena Chaui ou Regina Duarte, não?

wair de paula disse...

Gente, qual a novidade? esta máxima de que o Brasil é um país sem preconceitos é pura balela. Todos sofrem preconceitos de toda sorte. Um famoso jornalista carioca coloca sempre em sua coluna "...aquela estranha cidade ao sul do país", se referindo a SP. Os paulistas da capital gozam com o sotaque do interior, forma explícita de preconceito. Cariocas chamam nortistas e nordestinos de paraíbas, independente do partido político a que estes possam ser filiados. No nordeste, para onde vou constantemente, falam " vocês do sul são muito bestas", esquecendo que somos do sudeste.
Portanto...

Anônimo disse...

É desprezível qualquer tipo de preconceito.

Carlos disse...

Oi Fernando,

Fiquei indignado com esses comentários preconceituosos contra nordestino. Dá uma olhada esse link: http://180graus.com/balanco-da-rede/preconceito-contra-nordestinos-no-twitter-vai-para-primeiro-nos-tts-br-374018.html

Os comentários já descambaram pro criminoso. Não acho que devemos encarar com naturalidade tanto ódio. É normal ouvir paulista falando que os nordestinos deviam voltar pro lugar de onde vieram? É. Já ouvi isso um milhão de vezes. Sempre fiquei indignado e retruquei. Isso me toca demais, porque minha mãe migrou da Paraíba e sei das dificuldades que ela passou por lá e por aqui.

Uma das coisas que eu mais temia no Serra era o fato dele representar essa galera barra pesada. Claro que nem todo eleitor do Serra é assim, mas o pessoal mais racista e preconceituoso que conheço é eleitor do PSDB. Esse partido representa esse pessoal.

Felizmente a Dilma ganhou e com votos de todo o Brasil. Por exemplo, em SP ela teve uns 10 milhões. Qto isso representa do total de votos do NE? Tô esperando o TSE liberar os dados pra fazer essas continhas, mas deve ser um % alto.

Abraço!

beto disse...

@Carlos: os dados já estão aí. No Nordeste como um todo, Dilma 18,4 milhões, Serra 7,7. No Estado de SP, Serra 12,3 e Dilma 10,5 milhões.

acho que vc confunde voto com representação. dizer que o PSDB "representa" esse pessoal é muito equivocado. aonde vc viu o Serra fazendo campanha anti-nordestino? seria suícidio político dele que foi eleito prefeito da cidade com mais nordestinos e filhos de nordestinos no Brasil todo: o munícipio de São Paulo.

vamos usar outro exemplo: áreas do RJ dominadas por tráfico ou milícia, seguindo a orientação dos "líderes", votaram maciçamente na Dilma. usando sua lógica, isso quer dizer que o PT "representa" os traficantes e milicianos?

a Igreja Universal do Edir Macedo mandou abertamente os fiéis descarregarem os votos na Dilma, o PT é agora o "representante" da Universal?

O pessoal do Collor, Sarney, Temer, Hélio Costa, Maluf, a turma do mensalão do PT e muitos outros corruptos tb pediram votos pra Dilma. O PT "representa" os corruptos?

E eu não vi o PT (nem o PSDB, nem partido algum) dizendo que não queria os votos destes eleitores. Muito pelo contrário.

cada segmento da sociedade - inclusive os preconceituosos, corruptos e outros intragáveis - tem direito a votar, isso é democracia. o que temos que fazer é trabalhar para esses setores não controlarem a maioria da sociedade.

e eu acho que vc está muito certo quando retruca os comentários preconceituosos que ouve. só não venha querer colocar um partido como "representante" da opinião de uma minoria dos quase 44 milhões de eleitores do Serra. isso tb é preconceituoso. mas, a maioria das pessoas só acha que é preconceito opiniões diferentes dos seus próprios preconceitos...

wair de paula disse...

Beto, seu raciocínio é impecável!

Alex Bez disse...

achei super sensato o que o Beto escreveu. Isso mostra o quanto ele é informado e respeita as diferenças alheias...
Lembrei da reação da minha mãe toda vez que era desafiada-questionada pelos filhos e marido: "quem-manda-aqui-sou-eu"
rsrsrs, o blog é seu e vc pode exercer o seu viés totalitário!
um abraço,

O+* disse...

Repetindo parte do cometario que deixei no 'camêra de vigilância':

"Esta campanha foi agressiva. Muito agressiva. A mídia tomou partido e levou muitos com ela. E se houve uma divisão, é porque ela existe. Ou deixamos de viver numa sociedade de classes?"

O preconceito acaba sendo uma justificativa ideológica para uma opressão de classe. Mas a ideologia da opressão é assim mesmo, muitos oprimidos acabam sendo impregnados pelo discurso da classe dominante...

O que me chama atenção é o fato dos animos estarem mais exaltados nesta eleição da Dilma do que nas anteriores do Lula...mas ainda não cheguei a uma conclusão sobre isso...só me parece que este será um governo marcado por confrontos...veremos...
Por isso, acho que está bem na hora de todos que tem suas causas, mesmo as que não foram abraçadas pela candidata eleita, começarem a se organizar para exigir.

Carlos disse...

@ Beto,

Quando falei sobre voto e representacao, estava usando a logica na qual se baseia as democracias representativas. Por essa lógica, o voto eh a forma como cada cidadão escolhe o seu representante. Logo, existe uma relação entre voto e representação.

Quando falei sobre o voto no Serra, deixei bem claro que o que eu tava dizendo não se referia a todos os eleitores do Serra, justamente com a preocupação de não causar nenhum mal estar. O fato eh que o voto da galera anti-nordestino foi pro Serra. Não estou inventando nada. Eh a realidade. De alguma forma, esse setor da sociedade se sente representado pelo PSDB. Por que? Eu não sei. Talvez pelo fato do PSDB se dizer liberal na economia e conservador nos costumes.

Se o PT tem a sua podridão, o PSDB também tem a sua. Muitos que estão na base do PT estavam na base do PSDB. Lembro que antes do PT chegar a presidência era visto como o representante da ética. A dobradinha PSDB/DEM eram os corruptos. Hoje eh o contrario. A nossa memória eh muito curta. O fato eh que a cultura política brasileira precisa ser modificada. Mas isso so muda com nossa participação.

@ Mulher asterisco,

Os evangélicos ganharam muita visibilidade. A figura mais contraria aos direitos gays teve presença em horário político e como em política nada vem eh de graça, alguma coisa iria ter em troca.

Depois dessa eleição, as minorias realmente precisam se organizar. Direitos dos homossexuais nao costumavam entrar em eleições passadas como moeda de troca. Concordo com sua colocação final.

Abraço a todos!

Fernando disse...

@Edu: Concordo que muitos "sulistas" (estamos ao Sul deles, porra, entao somos sulistas mesmo!) sejam preconceituosos. BUT, sinceramente falando, poucas elites me envergonham tanto como as elites das capitais nordestinas. Preconceito e pouco para o que eu ja escutei em Recife, Fortaleza e Salvador sobre os proprios nordestinos.

@Beto: Entao querido, o post foi uma piada interna com um amigo sobre uma serie de videos que rolou no Youtube com o titulo "Porque eu voto no Serra". A intencao do post foi realmente provocar (obvio que eu nao acredito que TODOS os eleitores do Serra tenham votado nele usando os argumentos que eu listei), e vendo pelos comentarios desse post, deu para perceber que eu consegui.

Concordo com muito da sua argumentacao, mas atualmente ainda consigo concordar muito mais com o que o Carlos disse. Nao voto no PSDB porque nao defendo ortodoxia em Economia, acho que ela foi MUITO prejudicial a economia do pais e ponto final. Junto a isso vem a observacao de que, na bolhinha da faculdade de Economia onde eu vivo, toda vez em que eu escutei um eleitor do Serra justificar seus votos eu escutei argumentos bem semelhantes aos que eu coloquei no post. Poucos eleitores do Serra me justificaram o voto com argumentos razoaveis, globais e bem desenvolvidos (com a excecao enorme do Luciano, do Muque de Peao) - e nem vou entrar no tema blogaysfera porque sinceramente, nao vale a pena.

Portanto, sinceramente, depois da chuva de ironia anti-Dilma/anti-esquerda que a blogaysfera viveu durante as ultimas eleicoes, eu tinha que dar um pequeno troco, neam? :D

@Alex Bez: E quem disse que nesse blog tinha democracia, hein? :D