terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Curtas: Minha alma canta


E como prometido, o blog nao acabou! :) O pequeno recesso acabou sendo necessário: rever família, amigos, distribuir os chocolates e Absoluts comprados pelos duty frees mundo afora, contar para a sua família a versao oficial da sua estadia na Europa ("Mamae, tinha cada museu legal em Paris!"), contar para os seus amigos a versao real da sua estadia na Europa ("Gentém, quase completei o tabuleiro de War na Europa: só ficou faltando Vaticano e Liechtenstein, acreditam?!"). E ao mesmo tempo, ter que processar que eu estou de volta ao Rio de Janeiro. '

E a sensacao do momento? Old life, new me. Complicado? Eu sei, até para mim tá sendo também...

Choque em estar de volta? Sinceramente, nem tanto. Eu tenho a surreal impressao de que eu nao saí daqui por nem um dia: tudo exatamente igual do jeito que eu deixei quando fui embora. Tudo exatamente igual ao que eu me lembrava. Bem, na verdade, nao: o Pao de Açúcar é ainda mais lindo do que eu conseguia lembrar.

Mas ao mesmo tempo, algo mudou. Aqui em mim. Além das minhas roupas H&M e da minha pele excessivamente pálida para padrões cariocas (já escutei 350 vezes a expressao de choque "Como voce está pálido!". Caralho: morei no Norte da Europa por um ano. O que eles esperavam? Marquinha de sungao?!), eu me pego observando coisas que antigamente eu sequer pensava ou enxergava no meu dia-a-dia. Ir ao shopping, andar pela rua é um exercício de observacao, de ficar surpreso com as coisas que eu já conhecia, mas que de alguma forma tinha esquecido. De comparacao com a Europa, mas nao num sentido de "Na Europa isso era melhor", mas no simples "Na Europa era tao diferente daqui...".

Bem, mais primeiras impressoes de Brasil virao num post um pouco mais completo, abordando somente esse assunto. Fiquem tranquilos: veneno e críticas bem ácidas ainda tem bastante por aqui. :D

E o blog? Tentei dar uma leve repaginada, tirar um pouco da essencia européia (ah, como doeu tirar a foto de Hamburgo do template do blog! Fiz printscreen para guardar de recordacao...), colocar um pouco de alma carioca na coisa. Os posts de viagem continuam (afinal, se eu nao deixar tudo por escrito, as histórias e memórias se perdem...), mas acompanhados de posts sobre as impressoes de estar de volta a Cidade Maravilhosa e falando do meu dia-a-dia de carioca, estudante universitário, futuro economista. Linha que irei seguir, temas que serao abordados? Nao sei meeeeesmo. Afinal, os outros blogayros (Chato no ar, Tony Goes, Don Diego, Introspective) escrevem tao bem que fica difícil pensar numa forma nova de abordar os assuntos que estao por aí... Mas pensando bem, o blog é um exercício de tentar colocar em palavras uma visao de mundo. E como esse é um momento de readaptacao, de intenso aprendizado, acho importante deixar registrado tudo o que eu penso, tudo o que eu sinto. Quem sabe no futuro isso acaba me ajudando para alguma coisa, nao é?

Portanto, fiquem tranquilos: a partir de agora, o blog voltou de vez. :)

9 comentários:

Alex Bez disse...

finally!!!
por alguns instantes pensei q vc estava tãããão deprimido por ter voltado para a terrinha que tinha desistido do blog, ufa, que alivio!!!
Fernando, se vc quiser posso ser o seu assistente no blog, rsrs, sério mesmo!!!
posso sugerir assuntos (polêmicos ou não) te ajudar a manter o blog atualizado, sei lá...
think about!
abs,

Daniel Cassus disse...

Obrigadooooo pela deferência! (cof cof, ainda me pôs na frente do Tony, do Thiago e do Don Diego, cof cof, aloka achando que tinha alguma ordem de preferência, hahahaha)

Seja bem vindo de volta.
E já que você massageou o meu ego (e me trouxe chocolates, eu espero), aí vai uma grande dica blogayra: nem tudo é sobre o que você escreve. às vezes, a forma como se conta uma história é o grande trunfo para deixar o texto interessante e isso você faz muito bem.

dudufs disse...

Bem-vindo de volta. Ainda bem que o meu RSS vai continuar funcionando.

Leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Don Diego De La Vega disse...

Cara, obrigado pela referência tb. :)

Torno minhas as perfeitas palavras do Daniel Chato no Ar: a forma como se escreve conta mais do que o assunto em si. Cada blogueiro tem um estilo, um jeito, um quê especial.

E vc tem o seu, bem definido, direto, honesto, objetivo.

Vc já tem sua marca.

E, claro, já disseram aqui, mas vale dizer novamente: que bom q vc de fato manteve o blog. :)

abraços!

Fernando disse...

@Alex: Olha, assistente até rola, mas salário teremos que discutir depois (pagamento em barrinhas de chocolate importadas da Suíça, maybe?).

E sugestão de temas polêmicos sempre serão aceitas. Só é tomar cuidado para o programa não virar um programa da Oprah. Ou pior: Márcia Goldschimidt (de onde essa piriguetchy tem esse sobrenome alemão, hein?).

Fernando disse...

@Daniel: Hheheheh Bem, um psicólogo freudiano falaria que era uma ordem de preferencia, mas as minhas tendencias DDAHh diriam que foi uma forma desorganizada de listar blogs mesmo (seja politico sempre, Fernando... rs).

Fernando disse...

dudufs: Brigado! :)

Fernando disse...

@Diego: Acho que vou citar outros blogs com mais frequencia, assim recebo tantas visitas. :D