segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SIGA-me os bons!

Todo semestre os alunos da minha querida Universidade federal fazem a mesma coisa: passam a madrugada inteira criando tabelas no Excel (bem, pelo menos nós, economistas, néam?), desenhando inúmeras tabelas e rascunhos, se descabelando e xingando o sistema de inscrição em disciplinas online, o reitor, o coordenador do curso... tudo para finalmente descobrir que: 1) a matéria que você precisa fazer só tem no horário que vai fuder com a tua vida, 2) a matéria que você gostaria da fazer vai bater horário com a matéria que você precisa fazer, ou 3) se você pode fazer e curte a matéria, inevitavelmente você vai acabar sendo expulso dela.

E para dar um goshtinho da escolha de Sofia que eu tive que realizar, vai aí a listinha das eletivas da minha adorada faculdade. :D E lanço uma promoção: quem adivinhar duas das três eletivas que eu escolhi ganha um pacote para duas pessoas com tudo pago para Hamburgo, via Varig e Soletur! :D
P.S.- Não adianta: uma vez Federal, SEMPRE Federal... :D

13 comentários:

Lucas disse...

Teoria dos Jogos e Economia & Filosofia?

Mike disse...

Ô Fernando.. tu prometeste que ia dar as dicas dos restaurantes descolados de Paris...
Manda ai, vai... pleeeease!

Junior disse...

Oi Fernando. Tem umas matérias interessantes aí. Eu também faço economia, mas aqui em sampa. Como queria que econometria fosse optativa! Vou chutar que vc escolheu economia e filosofia, desenvolvimento. Teoria dos jogos com o Marcelo Resende deve ser bem sensacionalista...rs Abraço.

Daniel Cassus disse...

O quê? inscrição online? Pode escolher matéria?
No meu tempo, a gente chegava fisicamente na faculdade e já tinha uma grade preenchida para cada período. Se você tivesse repetido alguma coisa ou precisasse adaptar, tinha que ser depois da inscrição.


Eu chuto Teoria dos jogos e Economia agrícola.

Fernando disse...

@Lucas T: Acertou uma. :)

@Mike: Ah, não tô com estabilidade emocional pra escrever post sobre Paris não! Me escreve um e-mail para lostundfoundintranslation@gmail.com que te escrevo um e-mail gigante com as minhas dicas, tá?

@Junior: Econometria DOIS é optativa. Um tá lá, esperando por mim no próximo semestre (você teve que comprar aquela porra do Gujarati? Que ódio daquele livro. DUZENTOS reais num calhamaço que vai se tornar inútil 6 meses depois).

E o querido professor Marcelo Resende é a versão acadêmica do Beetlejuice. JURO.

@Daniel: Não tecerei comentários sobre o método arcaico e antiquado de inscrição em disciplinas da sua época. E que deprê, hein: repetir e ter que falar "Ae, não vou fazer nenhuma matéria do meu semestre, tá?".

Errou. E errou, mas nem tanto (pensei em fazer Economia Agrícola, mas o professor parece que é ruim...)

beto disse...

no seu jogo do bicho acadêmico, acho que é o milhar 9975 na cabeça.
o segundo prêmio deve ser 9973.

posso te dar um palpite não-pedido? quer aumentar sua empregabilidade no RJ, pra poder viajar, comprar seus cachecóis e calças na H&M etc etc?
faz 9982 (afinal o RJ é o epicentro do petróleo) e pense seriamente em estar ligado a essa indústria em forte expansão.

outras que te dariam uma alavancada no mundo real (o acadêmico meio que é fazer voto de pobreza... não me parece que seus gostos sejam tão franciscanos assim...) são 9983... 9968... 9974... 9976...

sabe que $ não traz felicidade, mas a falta de $ com certeza faz a vida ficar uma merda.

depois, com mais tempo, volto aqui e retomo o assunto aeronáutico!

Autor disse...

Estudei na UFRRJ, fazendo Administração e era um INFERNO me matricular, hahaha
Mas, por sorte do destino e dos bons deuses consegui me formar bonitinho, dentro do prazo (ok, teve um semestre que fiz 3 matérias além das permitidas, com choque de horário e tudo, mas ser querido pelos professores serve pra alguma coisa, rs).
Sorte, amigo, rs

Fernando disse...

@Beto: Acertou uma... E errou a outra! :D

E cara, sobre o conselho eletivas x empregabilidade, claro, sinta-se livre para sugerir o que for! Mas tenho dois adendos para fazer sobre o que você falou:

1) Indústria de petróleo vive um boom, mas quem se beneficia disso são... os engenheiros. Tenho alguns amigos até que bem posicionados na Petrobrás que voltaram a enfiar a cara nos livros e prestar concurso para atravessar a rua (aqui no Rio o prédio da Petrobrás e o BNDES estão localizados um na frente do outro), depois que constataram que lá dentro só sobe quem tiver diploma de engenharia. E nas multinacionais? A anglo-saxã paga MUITO mal (tipo, realmente abaixo da média do mercado), as americanas mais ou menos (mas o povo que eu conheço que trabalhou lá acabou picando a mula logo logo, hein...) portanto... E se for contar por experiência, a empresa onde eu estagiei nessa área é uma referência mundial no setor de consultoria em energia, então... ;)

2) Depois de alguns anos na faculdade, cheguei a conclusão de que eletiva você faz a que acha que vai levar mais na tranquilidade e sem estresse. Porque as obrigatórias, meu filho... é CRÉU velocidade 5!

@Autor: Amigo dos professores? Hmmmm... :D

Don Diego De La Vega disse...

Bom, se uma já está claríssimo que é Economia e Filosofia, acho q a outra deve ser a 9968

Ou a 9979.

São as q eu faria. :)

E na UFRJ no nosso querido campus da Praia Vermelha, vc pode nadar na piscina ali grudada no nosso prédio que serve como eletiva. ;)

Acho q se chama Educação Física I ou algo similar...

Eu fiz...;) (a II tb)

Junior disse...

Oi Fernando. Na verdade, usei um outro livro, do Wooldridge, que também custou um absurdo. Aliás, os manuais de economia custam muito caro. Se quiser, tenho o do Gujarati em PDF. Será que 5 mb vai por e-mail? E as matérias? Quais vc vai fazer? Num post anterior, vc falou de morar em SP... No lugar que eu trabalhava, uma carioca daí da GV contou uma piadinha muito boa: São Paulo é igual a morte, é inevitável! Abraços.

Lobo disse...

Como eu adorava a época que a inscrição era só presencial... O sistema parece que tem vida própria... fecha quando quer, abre quando quer, te deixa em excedente em matérias que você tem preferência, tranca matérias aleatórias...

It Guéls disse...

ahauahahahauahahauaha ri demais com seu comment no blog!!!!!!
;)



super bjus!

It Guéls disse...

Adoroooooooooooooooo, espero seu comment pro post da Enquete SemAnal!!!!!!!!!!!!!!!!!!


muahhhhhhhhh!