quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cadernos de viagem. Budapeste. Parte 1.

E abrimos a série do Cadernos de Viagem com Budapeste, a bela capital magiar... Confesso que fui bem a contragosto para a cidade: afinal, queria tanto ter tido mais tempo para ver se os tchecos eram TUUUDO aquilo que aparece nos filmes da Belami conhecer as inúmeras atracoes turísticas, museus e cafés de Praga. As primeiras horas na cidade também nao ajudaram muito: basicamente... um desastre, com todo o drama "Onde fica a porra do hostel?" e "Eu nao fico nessa porra de hostel nem se o Pavel Novotny aparecer pelado dancando a macarena pra mim!".

Mas com um pouco de paciencia, e depois de um passeio mais profundo pela cidade, confesso que tive que dar o meu braco a torcer: a cidade é incrível. Ok, a cidade nao é o esplendor barroco e o paraíso turístico de Praga... mas mesmo assim é belíssima e vale muito a pena ser explorada mais a fundo.

Entao, Putapeste, let´s go.

(Ah, e as fotos sao minhas mesmo, ok? Tudo tirado com uma guerreira Canon vagabundíssima).

A cidade
O básico da cidade todo mundo sabe: o Danúbio divide a cidade em Puta Buda e Peste, que eram independentes até o momento que um conde, rei (ou o Lula, que resolveu fazer a transposicao do Danúbio?) whatever resolveu unificar as duas cidades. Depois de um tempo de auto-governo, os húngaros perceberam que ninguém entendia porra nenhuma do que eles falavam, se juntaram com os austríacos e formaram o Império Austro-Hungaro e Budapeste dividiu o posto de capital com Viena (um lugar que falava um outro idioma super acessível, o alemao. Alemao austríaco. Que só os austríacos entendem.). Depois do final da Primeira Guerra, culparam os austríacos por todas as merdas do Império, se tornaram independentes, os alemaes vieram, invadiram e depois quase destruíram tudo (surprise, surprise néam? Alemaes: destruindo a Europa desde 1914... Eta povinho amado pelo mundo...). Os soviéticos vieram e construíram milhares de blocos de prédios de concreto armado exatamente iguais. Guerra Fria (Zangief vs. Guile), Queda do Muro de Berlim, Hungria inserida no mundo capitalista: exportando atores pornos e importando produtos La Roche Posay e Mac Donalds. :D (Hobsbawm, tremei com a minha capacidade de sintetizar a história mundial!).


Ok, agora sério: Budapeste se diferencia de Praga pela escala das "vistas". Enquanto a cidade tcheca é intimista, pequena, em algumas partes quase claustrofóbica (com suas ruelas e centro histórico bem compacto), Budapeste oferece espetáculos panoramicos. O Danúbio impressiona pela grande largura, que permite amplas visoes quando se caminha pelas margens do rio quase como se estivesse em uma pequena baía. Vários morros (com árvores e parques, nada de favela nao!) que chegam bem perto do rio abrigam pontos turísticos como palácios e castelos com vistas absolutamente fenomenais (como por exemplo a vista do foto que abriu esse post). E cada uma das margens tem uma certa identidade possível de ser identificada: Buda com os grandes palácios e edifícios (o edíficio do Parlamento Húngaro, segunda foto desse post, é simplesmente um colosso de beleza e majestade); e Pest com o Centro Histórico, ruas mais estreitas e belos edifícios residenciais e comerciais.

Ao mesmo tempo, Budapeste mostra sinais de que foi bem mais castigada do que Praga pela guerra: os "modernos" blocos de apartamentos construídos pelos governos comunistas estao bem mais proximos do centro histórico do que na cidade tcheca. É como se disessem "Aqui tinha algo belo que os FDP's alemaes destruíram e os russos para nos sacanear substituiram por essa merda!". Blocos e blocos de edifícios com uma arquitetura pretensamente prática e atemporal, que infelizmente resiste mal ao tempo, exibindo fachadas com reboco caindo e cores desbotadas. Mas, se por um lado sao realmente infinitamente mais feios do que os belíssimos prédios construídos anteriormente, eu acho que eles dao um charme e característica própria a cidade. Arquitetura é basicamente história, e demolir esses prédios "indesejados" é de alguma forma ignorar um período importante da história que a Hungria e o mundo viveram.

O idioma
Entao, como já ficou claro em alguns posts anteriores desse blog, eu basicamente sou um cara de pau que acha que pode se comunicar em qualquer idioma. Meu gosto por culturas diversas (e falta de um bom tanque para lavar roupa) me fez querer aprender diversos idiomas um tanto quanto diferentes (ah, meu curso de verao de língua russa...), o que me permitia entender alguma coisa da maioria dos idiomas que eu já tinha escutado até entao. Sabe, bem aquela coisa "tcheco parece com russo", "sueco parece com alemao", "italiano parece com espanhol"...

Tudo isso foi para o espaco com o húngaro. Húngaro parece com nada, porra- e absolutamente nada. Nada para dar uma dica do que é, e permitir ao menos uma embromation básica. Farmácia é Gýogyszertár, Praca é Tér e isso foi tudo o que eu consegui reter do idioma: "Obrigado" era tao impronunciável que eu substituia pelo mal-educado, mas sincero "Thanks - I wish I could say that in your lovely language, but I really cannot pronouce it in the way you do!". Uma experienca única ler letreiros de lojas e nao fazer a mínima idéia do que se vendia ou do que se tratava aquele negócio (loja de bronzeamento artificial? Pet shop? Puteiro?). Para a comunicacao interpessoal, claro, sempre tem alguns jovens que falam um ingles que permitia uma comunicacao (e nossa sobrevivencia) básica. Mas no geral, nada tao amplamente difundido como na Europa Ocidental: muitas vezes me safei usando meu alemao e meu russo nível "mim Tarzan, voce Putin".

Juro: cheguei na Polonia e quase beijei o chao. Ok, polones é dificil pra caralho. Mas pelo menos parece com russo. :)

As pessoas
Bem... depois dos tchecos, até alemao parece um espetáculo de simpatia (brincadeira: nunca entrei numa loja na Alemanha sem que o vendedor me desse um "Bom dia". Enquanto isso, na República Tcheca, eu dava "Bom dia" em tcheco, eles nem respondiam e ainda faziam carao. Hijos da puta...). Os húngaros sao um povo simpático: atendentes de lojas com disposicao para te ajudar a entender o que aquela sopinha de letras significava em ingles, Mac Escravos sorridentes para a minha inabilidade total em falar qualquer coisa em húngaro

E sobre os atrativos locais, a praga de Praga se repete: mulheres bonitas, homens nem tanto e ambos com um péssimo estilo de se vestir e apresentar.Piranha-Versace Russian Style of Piranha Fashion fazendo escola: todas as tendencias que já passaram pelas regioes cool do Continente devem ir para o Leste Europeu antes de morrerem e serem mostradas nas prateleiras da C&A.

Mas para voce, que ainda alimenta o sonho Bel-Ami do Leste Europeu, ainda existe esperanca... (Ver parte Experiencias: Banho nas Termas de Szercherny).
(Continua...)

Nenhum comentário: