terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Momento Rá! @ Paris + Curtas de Paris


- Momento Rá!: Como os museus da Franca estao em greve (ou saindo de uma - enfim, Franca é um país latino acima de tudo, e as informacoes nao sao lá muito claras nao...), e amanha é o meu Louvre Day, resolvi entrar no site para procurar informacoes, horários de abertura e etc. O que eu descubro? Ou na verdade, soluciono o mistério da L'Orangerie (onde eu mostrei a minha carteira de estudante alema e entrei sem pagar nada - e gastei todo o dinheiro que seria do ticket em crepes de nutella, o meu novo Pastel de Belém). Eu sou estudante de intercambio na Alemanha, ou seja, eu tenho um visto de um país da Uniao Européia, ou seja... eu sou residente, até o momento, da Uniao Européia. E aqui: residente da Uniao Européia + entre 18-25 anos = entrada grátis em todos os museus. :D Rá!

- Frio em Paris. Muito frio. Resultado desse frio acumulado de Frankfurt e Paris? Resfriei. Sim, uma merda, eu sei. Hoje eu fui a Notre Dame acender uma vela para ver se fico 100% de novo (e também para desencalhar com alguém dessa cidade e nao precisar sair dela nunca mais), e rezei um pouco no oratório da Sao Fernando só por precaucao. Sincretismo é in na Europa: asssiti missa da Igreja Anglicana na Saint Paul Cathedral em Londres, culto na Igreja Alema em Estocolmo e agora um pouquinho de uma missa católica na Notre Dame. Se me animar, quem sabe nao pego um culto na mesquita de Paris, hein? (Afinal, com essa carinha que eu tenho, até Hadji em Mecca eu entro sem maiores complicacoes).

- Deveria acender uma vela também para na próxima encarnacao nascer parisiense, ultra skinny, com aquele cabelinho naturalmente desarrumado e esse jeito "Hmpf!". Que povo com jeito mais cool de ser...

- Franceses foram todos absolutamente simpáticos comigo. Do tipo, bom atendimento mesmo. Mistério. Cade a fama de mal educados deles? Deve ser também resposta ao meu extremo "Bonjour monsieur pourriez-vous s'il vous plait...", sempre tentando falar em frances. E claro, o meu sorriso carioca, néam? :D

- Aliás, Rio é o eterno hype daqui. Incrível como o pessoal paga pau para a nossa cidade. Nao aguento mais fazer carinha de "Ah, pára vai, eu sei que eu sou foda..." (tipo meio jogando e cabelo e quebrando de ladinho) quando eu falo que moro no Rio. Ah, o eterno sonho tropical de Villegaignon...

- Conselho de amigo: por-do-sol na Ile de la Cite com Charles Aznavour no Ipod tocando "Que c'est triste Venise" ("... Les musées, les églises / Ouvrent en vain leurs portes / Inutile beauté / Devant nos yeux déçus...") nao é lá uma idéia muito inteligente, principalmente quando nao se tem um lindo parisiense do seu lado, é quase inverno e a cidade está gritando de tao bela (e se está com um pouco de febre - e eu, quando fico com febre, fico irritantemente sensível e carente. Um saco.). Altas reflexoes de vida - até do tipo se voce deveria ter comprado o tiquete único ou o de 10 passes do metro. Une merde.


- Mas enfim. Ficar nostalgico de vez em quando é bom. Principalmente em Paris. :D

2 comentários:

Anônimo disse...

e quanto a gastronomia, conheceu algum lugar bacana, inusitado e fora dos clichês-bistrô-francês-para-turista-deslumbrado?
tou curioso para saber se o COURRIER SPAGUETTI BAR continua hypado como era em 2008.
take care,
Alex Bez

Don Diego De La Vega disse...

Bom saber que o povo daí adora o Rio. Eu tb até hoje só ouvi falar mal do tratamento q os franceses dão aos estrangeiros. Mas talvez eles tenham mais isso com os marroquinos e os americanos mesmo. Até no Barrados no Baile apareceram várias cenas deles (Brenda e Donna) sendo maltratadas em Paris...vc via na época?

Ficar nostálgico é ótimo. O que seria dos bons momentos se a gente não pudesse lembrar deles com o maior carinho nessas paradas bucólicas q a gente tem de vez em quando? :)