quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Na cadeira do CDG com Fernando


O meu voo para Madri sairia as 6.30h do Charles de Gaulle, portanto eu tinha inicialmente pensado que iria passar a noite dormindo em alguma cadeira qualquer do aeroporto, e portanto teria algum tempo para escrever os posts de Paris. Bien, lo que se paso: um frances me chamou para um date "au revoir, Paris" em um lugar, que segundo ele, eu ainda seguramente nao teria conhecido da cidade (um restaurante, tah! Apesar de tudo, eu ainda sou um gay de família: tem que enrolar antes de rolar alguma coisa. Um pouco. Ok, nem tanto assim...). Resultado: "cochilei" por uma hora, me enfiei num onibus Noctilien passando pelos lugares mais cool e in da capital parisiense (maozinha na bolsa sempre, afinal Franca é Europa, mas nao é Alemanha nem Suécia nao, tah) e cheguei aqui no CDG.

No inicio, super bateu uma vontade de sair berrando "...IT´S A BEAAAUTIFUL DAAAAY...". O terminal é realmente lindo, super clean, super stylish, super frances. Sim, super frances: mal sinalizado como a porra, as placas indicando caminhos estranhos (saudades das placas alemas AUSGANG HIER! em amarelo e preto Chernobyl - anti-estético para carajos, mas super funcional) e depois do panico "Fudeu, vou perder o aviao", sair correndo pelos saguoes com a minha mala (berrando, Pardon, Pardon, Pardon e "Can't you fuck get out of my way right now?" para um grupo de japoneses que fingiu nao entender ingles - elegancia alema), finalmente cheguei vivo no check-in da Easyjet, onde tudo deu certo. Alias, mais ou menos, porque eu fui tirar uma foto do meu portao de embarque para Madrid, e um oficial de seguranca frances veio todo "Turn off your camera, now". Mas enfim, estou vivo, agora, sentadinho, esperando o portao abrir para o meu voo para Madri, sem nada para fazer. Nem por um carajo cravejado de diamantes (como diria a saudosa Vani) vou ter neuronios para escrever os posts de Paris agora, entao vai um teaser-enchecion-de-linguiza para os meus queridos leitores. Um apanhado geral de pensamentos mesmo, sem muita ordem definida.

Ce que je pense de France: Paris é linda, magnífica, incrível, belíssima. A cidade mais linda que eu já tive o prazer de ver na vida. Mas, volto nessa cidade somente: 1) em um tempo mais razoavel (o frio úmido de Paris realmente me pegou de surpresa - enquanto em Hamburgo suportava 5ºC feliz e contente, em Paris realmente senti muito frio, como nao senti quando cheguei na Alemanha, no alto inverno de Fevereiro. E nao adianta - animacao, disposicao e coragem para bater perna num frio desses é bem complicado de achar) e 2) com alguma companhia do lado (amigo, namorado, scort boy do lado - qualquer pessoa. Ver tanta beleza e ter que apreciar aquilo tudo calado e guardar para si as impressoes realmente nao é para mim. Nostalgia e momento "Poooorque?!" batem com toda a forca).

Paris or London: Amei Paris, achei uma cidade linda, fantástica (trocentos outros adjetivos bonzinhos). Mas enquanto Paris é uma metrópole francesa, Londres me pareceu realmente uma metrópole mundial. O mundo mora em Paris, fica claro pelos rostos e idiomas falados na cidade... mas em Londres a identidade é menos local e mais global. Acho que isso contribuiu para um sentimento de "Uff, estou em casa" do que eu tive em Paris.

Franceses e a famosa simpatia parisiense: Todos foram absolutamente simpáticos comigo, e sai de lá sem nenhuma história de mal tratamento para contar. Porque? Talvez porque eu falo um frances ruim mas existente, fiz questao de utiliza-lo todas as vezes, e sempre utilizei a abordagem que uso na Alemanha - muito, muito, muito educada. Do metro a restaurantes, passando por lojas, bares e tudo mais, todos foram muito simpáticos, e respondiam em frances quando eu chegava perguntando algo em frances. Simpáticos, seguramente.


E os franceses... (momento Uomini)Entao... digamos que experiencia com franceses foi algo que eu já tive (e muito) já no Rio de Janeiro, portanto nao foi nenhuma grande surpresa o que eu encontrei por aqui nao. :D Bonitos, charmosos, um tanto quanto pretensiosos, mas simpáticos. E com pegada (thanks god! Tinha esquecido o que era isso!). E bem liberais: como um amigo ingles meu diz, sexo com alemaes e franceses sempre é muuuuito mais do que papai e mamae. :D Interessante. Muito interessante. (Suspiros).


O meu CV? Muito bem, obrigado. :) Curiosos os senhores leitores, hein?! Enfim, estou num momento bonzinho (= sono demais), portanto dessa vez vai: tres dates bem interessantes. Primeiro, o frances sobre o qual eu tinha falado aqui no blog, bonito, interessante, legal, me levou para um passeio em Montmatre, tirou foto minha em frente a Sacre Coeur e me levou. Adicionado no Facebook. Next: alemao, de Hamburgo (criatividade total, hein!) que eu conheci em um club, e com o qual eu percebi que aprendi o caminho das pedras com os deutsches: nao dar muito mole, ser muito simpático, jogar MUITO charme e NADA de ir tocando (eles odeiam isso). Por adicionar no Facebook. Next: o último date em terras francesas, farmaceutico que trabalha em uma farmacia propria no 16eme (achei tao fofinho imagina-lo atendendo senhoras francesas paranoico-depressivas numa daquelas farmacias classicas europeias), me levou para um restaurante perto do Canal Saint Martin, jantamos um excelente Boeuf Tartare (amo, amo, amo esse prato. Meu preferido, seguramente), fomos na casa dele ver o horário dos onibus noturnos para o CDG, esperamos o horario do onibus chegar, (...), me levou atè a porta do onibus na Gare de l'Est e falou que era uma pena ter me conhecido somente no último dia da minha estadia em Paris. E balanco bom: também fiquei com pena. Acho que finalmente voltei ter alguns sentimentos nesse tipo de date, coisa que eu nao sentia há algum tempo. Enfim, assunto para outro post.

Agora: Madrid. Na casa de uma amiga do Erasmus em Madrid, em um bairro que deve ser o equivalente do Recreio dos Bandeirantes daqui (paulistanos - google maps it). Mas feliz por ter amigos para conversar, assuntos em comum para colocar em dia, e home feeling latino que definitivamente nao existe fora de Espanha, Portugal, Itália e América Latina. E nevou aqui. Ou seja, to fudido: praga do tempo ruim na viagem do Fernando continua. Mas enfim, coloco um cachecol a mais e vou para luta. ¡A la fiesta, Madrid!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não pode tirar foto no CGD? :( eu tirei, mas foi em 2002, outros tempos... ou então ninguém viu

Fernando disse...

@Anonimo: Poder, talvez deva, mas fora da area de embarque (minuscula, por sinal) da Easyjet. Pessoal do CDG e de Barajas foi o mais paranoico por seguranca que eu vi até agora na Europa.