segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Curtas de Paris: Sal da Bretanha?


- Nota para a posteridade: sal da Bretanha nao vale para afastar mau olhado. Fim de semana trevas em Paris. Porquoi? Senta ai:
1) Meu computador deu um tilt sinistro, e eu perdi as fotos dos 2 primeiros dias de Paris e Frankfurt. Solucao? Formatar o PC e colocar na cabeca o mantra "Nao vou me jogar da Torre Eiffel por perder todas as fotos incríveis que eu fiz". Até agora eu nao acredito, nem quero pensar nas fotos incríveis que eu perdi. Puto, trés puto.
2) Desde Fevereiro na Alemanha e fiquei doente lá somente uma vez. E chuta quando o meu sistema resolveu dar um meltdown de novo? Sábado de noite! Praticamente uma grávida: enjoo, muito enjoo. Enfim, se ainda fosse mulher, ainda rolava o golpe do passaporte da UE... Mas como sou homem, o que rolou mesmo foi um sábado perdido em casa. Um saco.
3) Frio. Muito muito muito frio. Ok, eu sei que é difícil para a maioria dos brasileiros entender como é complicado isso. Até ano passado eu era mais um brasileiro torrando no calor dos trópicos com vizinhos lavando o carro e escutando funk nas alturas ("... Eu tenho a forca, cavaleiro de Jedi..."), imaginando um continente com temperaturas civilizadas, pessoas lendo livros em frente a uma lareira quentinha, e ao fundo, uma janela mostrando toda uma paisagem branca. A Europa é isso até um determinado ponto. Até que as temperaturas comecem a cair abaixo dos 5°C. Abaixo dos 5°C, o combo "casacao+pullover+cachecol" comeca a nao ser mais suficiente. Andar na rua se torna um exercicio de correr para o lugar mais próximo com aquecimento. As maos doem, as orelhas doem, e o ato de falar se torna meio engracado (tem horas que eu me sinto como a Vani falando naquele episódio do Psicopato). Enfim, esse é o frio que faz agora em Paris. Aliás, para quem me perguntou se nevava na Europa em Dezembro: paguei minha língua. Nevou em quase todas as cidades de madrugada, e a minha Hamburgo tem neve acumulada no solo (algo raro para Dezembro). Pode ser que tenhamos inverno branco. Na verdade, eles, porque eu estarei no Natal na Itália.
- Como é ser gay em Paris? Verdade verdadeira? Rio de Janeiro meets Hermés feelings. Elegantes, cool e chiquérrimos? Oui. Esnobes, necessidade permanente de afirmacao social e comportamentos de grupo inexplicavelmente estranhos? La meme chose. So boring... Nao estou falando isso de recalque nao: sai, conheci pessoas, fui com pessoas para outros lugares, tudo certo, tudo ótimo. Mas algo de Rio de Janeiro, algo de caras até que bonitos se achando muito mais do que realmente sao, e um certo "I am so VIP" feeling que eu ainda nao tinha encontrado na Europa do Norte. Chato, chato, muito chato...
- Aliado a isso, ainda tem o famoso tropical dream dos franceses com relacao ao Brasil. Um saco: algo meio "Mito do Bom Selvagem" meets Kristen Bjorn "Carnival in Rio". Quem me conhece pessoalmente sabe que mais longe do perfil "carioca-brother-marrento-rato-de-praia-curtidor-de-um-suco-de-clorofila-natural-no-Bibi-Sucos" impossível, e bem mais próximo de qualquer personagem de qualquer filme do Woody Allen. Aqui, é falar que é brasileiro, e escutar horas daquela mesma conversa "Ah, mas os caras sao tao simpáticos", "Ah, mas os brasileiros sabem aproveitar a vida", "Ah, mas no Brasil o que conta é a pessoa, e nao o que ela tem". Chato, chato, muito chato... e superficial demais. Sempre escuto isso com um cara de "Ah mesmo, que LEGAL" já pensando para que outro assunto vou desviar a conversa. Gostar do Brasil é sempre bem-vindo, mas querer me enfiar no sonho tropical "Porto Seguro" de europeu deprimido com inverno, ah nao...
- Alias: porque brasileiro na Europa tem um comportamento tao esnobe, principalmente as bees? Pode ser um caso pessoal mesmo, mas raras foram as vezes que europeus me apresentaram a outros brasileiros e eu consegui estabelecer uma conversa razoavelmente simpática e interessante. Na maioria das vezes sempre era o mesmo papinho "Ah, de onde voce é do Rio? Da Zona Sul ou da Zona Norte?", a mesma conversa "Porque eu comprei isso na Diesel / Porque vou passar o final de semana em London" que no Brasil soaria ultra chic, mas que aqui na Europa somente soa... pretensiosa e desnecessária. Foi assim com um brasileiro que me foi apresentado num clube aqui de Paris: de Uberlandia, morando em Londres, e que em 5 frases citou 4 grifes de moda - falando em ingles claramente fake british. Fui simpático e ainda falei que achava o sotaque de Uberlandia legal (apesar da acidez e crítica intensa, eu tenho um lado diplomático: para agradar, algumas pequenas mentiras sempre se fazem necessárias!). O garoto de um sorrisinho meio "Tá, eu sei" e simplesmente virou as costas! Depois de alguns meses na Alemanha, fiquei sinceramente supreso com esse comportamento, mas enfim. Deixapralá.
- Pequena felicidade do dia: Panetone! Nao tinha visto ainda Panetone aqui na Europa. Encontrei esse italiano no Monoprix, uma versao parisiense do (superfaturado) Zona Sul. Bem, querem a verdade? Qualquer padaria de subúrbio de Rio faria igual - num tamanho 3 vezes maior, preco 4 vezes menor e bem mais frutinhas cristalizadas (amo cereja fake). E ainda envolto com aquele plástico transparente fofo escrito "Boas Festas e Feliz Ano Novo". Saudades do clima de Natal brasileiro, saudades de famílias e muitos amigos, de ganhar (qualquer) presente nessa época. Estranho passar o Natal sozinho, principalmente quando se vem de uma família tao gigante quanto a minha.
- E o mes final da minha estadia européia comecou. E essa necessidade de "ter que aproveitar porque sao os meus últimos momentos" ainda me deixa mais estressado. Saco.

4 comentários:

Alex Bez disse...

o referido panetone é este da foto?
fala sério!!!???
O Marais continua firme como point das finas, ricas e bem nascidas?
Quais são os lugares que estão "pegando" em Paris?
abs,

Don Diego De La Vega disse...

Opa Fernando

Cara, pensei exatamente nesse tema hoje pra falar no blog em breve: os caras gays e as grifes. Eu acho que é universal isso, sempre vai ter o cara que acha q vai dar uma levantada na auto-estima e se sentir mais amado porque apregoa pra todo lado que usa isso ou aquilo, que só compra isso ou aquilo. Conheço vários casos de caras que cresceram se sentindo uns merdas pq nunca se aceitaram direito como gays, tiveram problemas mil com familia, trabalho e etc e hoje têm grana e fazem questão de serem grifados dos pés à cabeça, pra mostrar que são bons, que são relevantes. A mesma coisa se aplica ao sentimento de "I´m so VIP" q vc descreve.

Acho que é uma caractéristica do meio gay, como é do meio feminino tb. Raro vc ver homem hétero contando esse tipo de vantagem.

Como me disse um amigo recentemente: nós não somos cariocas típicos. Muito menos gays cariocas típicos.

Sobre aproveitar pq são os últimos momentos e o stress q isso te causa: cara, acho que vc já criou laços suficientes em todos os níveis aí pela Europa para voltar num prazo bem próximo se de fato vc quiser. Tudo passa na vida, né, e agora está chegando o momento de vc voltar aqui pra terra brasilis.:) Mas senti um mixed feeling aí: vc dá a entender em alguns posts que queria ficar, mas fala tb da saudade que tem daqui. Acho q vai ser ótimo vc voltar e se vc tiver planos de voltar certamente o fará. Não sofra com percurso das coisas. Vou soar brega agora, mas vc é que decide o caminho. :)

Sobre o frio...caralho. Taí a razão pela qual eu não aguentaria fazer um Erasmus da vida por aí. Tenho baixíssima resistência ao frio, ainda mais esse intenso q vc descreveu. O mínimo que peguei na vida foi 7º em Curitiba e já foi foda.

Ah, num outro post a gente tava falando sobre onde a gente mora/vai morar no Rio. Eu moro em Copacabana, perto do Corte do Cantagalo.

abração!

Fernando disse...

@Alex: Sim, o panetone da foto é o citado panetone. 3EUR, eu acho. Quem nao tem panetone da padaria (que para mim, sao os melhores) tem cacar com panetone italiano vagabundo e caro mesmo...

Marais continua sim o lugar das ricas e finas de Paris. Bem nascidas, nem tanto porque o que eu vi de "Third World Guy with French Sugar Daddy" nao deu para contar de tantos.

Fernando disse...

@Diego: Como eu escutei, nao existe frio: é voce que nao está vestido adequadamente. Hoje aqui em Madrid estava fazendo 10C e eu pensando "Nossa, temperatura taaao boa...". Ai lembrei que isso, no Rio, e eu estaria congelando. :)

Sobre voltar a Europa, estou tentando ver tudo com uma perspectiva "voltarei logo aqui". A carreira que eu quero seguir provavelmente vai me mandar muito para fora, portanto acho que nao preciso ficar na neura de nao voltar mais, e etc.

Mas que é foda, é foda. :(