terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ainda sobre a Queda do Muro de Berlim...

Devido a pedidos de alguns amigos, aqui vao alguns vídeos em ingles para os nao versados no idioma de Goethe:

1) Moments in History - The fall of the Berlin Wall

Resumo emocionante dos eventos que agitaram a Alemanha 20 anos atrás. Em 1:50 mostra a cena do histórico erro de Schabowski, que por acidente encerrou a Guerra Fria. Em resumo: Schabowski chegou de férias diretamente para a coletiva de imprensa, sem ter participado da reuniao que definiu as novas regras para emissao de vistos e passaportes para os alemaes orientais - que oficialmente facilitava o transito dos alemaes orientais em direcao ao leste, mas em prática mantinha a imensa barreira burocrática para a obtencao de passaportes e vistos e visava com isso acalmar os animos sociais. No meio da enfadonha conferencia de imprensa que nao tinha nada para ser especial, Schabo (que nao tinha tido tempo de se preparar para a coletiva, nem ler o documento por inteiro) comete o erro de ler, erroneamente, que a nova legislacao entraria em vigor "imediatamente". Um alvoroco e perplexidade para os jornalistas na sala, que imediatamente retransmitiram a declaracao para os jornais e imprensa do mundo inteiro, que mais tarde foi exibida nas TV's e fez com que todos os alemaes orientais se dirigissem aos pontos de controle no meio da noite e exigissem passar para o outro lado. E assim comecou o movimento de pressao pela queda do muro.

2) The Opening of the Wall at Berlin Bornholmer Straße 1989

Primeiro posto de controle que foi aberto por pressao dos berlinenses orientais assim que a coletiva de imprensa de Schabo foi exibida nos canais. Acho que só quem conhece os alemaes sabe como tudo isso é emocionante: eles tem um senso de justica e direito enorme, e convencer um alemao (ciente dos seus direitos) de que ele está errado e ele nao pode fazer algo é praticamente impossível. O clima de indignacao, de cansaco com essa situacao artificial de controle de circulacao imposto por uma potencia estrangeira, resultado de uma Guerra que ficara duas geracoes para trás, fica claro nas feicoes das pessoas. Os alemaes nutrem imenso respeito por qualquer autoridade, e as pessoas gritavam com os policias de fronteira, correndo o risco de serem fuziladas. Impressionante, impressionante.

Agora, em alemao, outro achado: uma reportagem em oito partes do canal ZDF sobre Schabowski e a famosa página que derrubou o Muro. Schabo ainda vive, é um velhinho simpático e passou por momentos complicados assim que o muro caiu: foi condenado a 3 anos de prisao por traicao ao regime comunista, mas ficou preso somente um e foi liberado por perdao do prefeito de Berlim.


E para terminar, uma reportagem que eu li ontem na capa do jornal Hamburger Morgenpost (versao hamburguesa do Meia Hora ou qualquer tablóide popular que existe nas grandes cidades) enquanto voltava para casa no UBahn: Os ossis que, naquela noite, dirigiram para Hamburgo e foram direto para o Kiez (Kiez é o Red Light District de Hamburgo, onde a maior parte das casas de prostituicao, boates e sex-shops ficam localizadas).

Segundo a reportagem, os ossis entraram em extase com os produtos dos sex shops (completamente estranhos para eles) e deixaram as prateleiras completamente vazias; iam as prostitutas para ver somente "como elas eram" e confrontados com "Como explicar os filhos o que era aquele mundo cheio de brilho?" (afinal, todos levaram tudo o que tinha, com medo de que a fronteira fosse fechada novamente) diziam para as criancas que "aquelas meninas só faziam um desfile de moda na rua". :) Inclusive fotos com os famosos policiais da Reeperbahn (os melhores policiais do MUNDO: controlar alemao de 2m de altura, bebado, se debatendo, falando "Por favor, entre no carro" enquanto imobiliza o cara nao é para qualquer polícia do mundo nao) todos queriam.

---

Ah Alemanha... Quando eu penso que eu já vi o suficiente de voce, enchi o saco daqui e sonho com viagens para outros lugares, voce me mostra como é um privilégio estar aqui. :)

Um comentário:

Will Moritz disse...

Gostei do tom de conciliação final com o país.