quarta-feira, 14 de outubro de 2009

China na Feira do Livro de Frankfurt 2009

(Foto do site Zeit.de - © dpa)

Hoje comeca em Frankfurt a maior feira do mercado editorial mundial: a Frankfurter Buchmesse (Feira do Livro de Frankfurt). O evento é considerado a mais importante plataforma para autores e editoras, e todo ano um país é convidado para ser o destaque da Feira. Em 1994, nós brasileiros fomos os convidados e esse ano advinha quem foi? China.

O barraco está montado porque eu, voce e toda a populacao de Shanghai sabemos que publicar livros na China é basicamente um inferno. Obviamente, o governo chines investiu pesado na comitiva que irá representar o país em Frankfurt, e levou somente o que considerou interessante para a manutencao da imagem da China como um país "moderno". O que eles nao contavam era com o espírito de Schwein de algumas editoras alemas (que "atóoram" uma censura e repressao política - a metade oriental do país nem viveu isso até a década de 90), que seguindo o tema China, resolveram levar publicacoes consideradas proibidas e indesejadas por Pequim. Sim, a Feira vai contar com a versao "oficial" da China (montada nos escritórios do PC de Pequim) e com a versao "uncensored" contada pelos dissidentes e todos nao-desejados pelo Governo Chines.

Comments:
1 - Por isso que tem horas que eu atóooro a Alemanha: eles sao chatos, organizados, meticulosos. Mas o pessoal daqui tem cojones para defender os seus príncipios, e querer bancar de moderno e desenvolvido para alemao enquanto mantem a populacao debaixo da censura nao rola mesmo. Toma Falun Gong agora, toma Pequim...

2- Nada contra chineses (xíe xíe pelos meus produtos H&M produzidos com mao-de-obra semi-escrava, Beijing!), mas sinceramente, nao compro essa histeria de "China, o país do novo milenio". Para mim é um país repressor, poluído, caminhando a passos largos para um baita desastre economico e ambiental. E cafona bacaraí (vamos combinar: porra, com tanto Norman Forster, Herzog & de Meuron e Zaha Hadid por aí, me constroem aquele erro que Pudong é? Se inspiraram no que para construir aquilo? Na cidade do Megamen?!!! Porra, quer brincar de Nova York pelo menos aprende com Dubai, caramba...).

Nenhum comentário: