quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Programa Erasmus

Definição da Wikipedia: ...Programa Erasmus foi estabelecido em 1987, é um programa de apoio interuniversitário de mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior, entre estados membros da União Europeia e estados associados, permite a alunos que estudem noutro país por um tempo de 3, 6 e 12 meses.

Definição do Fernando: Programa Erasmus é um programa interuniversitário de mobilidade de estudantes que serve para que os estudantes europeus possam, durante 6 meses, viverem de forma deliciosamente irresponsável suas vidas em um outro país do bloco, fazendo todas as merdas possíveis que eles jamais teriam coragem de fazer nos países natais. :) Ou seja: conduta sexual não aconselhável, consumo excessivo de substâncias químicas (sim, tem estudantes holandeses no grupo), festas segunda-a-segunda e 0 horas de estudo propriamente dito. E depois de tudo isso, ainda poderem voltar para casa e terem o diferencial no currículo de "experiência internacional". :)
---
É realmente uma pena que não tenhamos um programa como o Erasmus na América do Sul. Para a geração que frequentou a faculdade nas últimas duas décadas aqui na Europa, Erasmus é praticamente um pré-requisito para um bom emprego no mercado de trabalho e oportunidades acadêmicas. Além disso, o Erasmus é considerado um dos promotores do chamado sentimento "pan-europeu", promovendo o intercâmbio entre estudantes do bloco.

Ok, "promover o intercâmbio entre estudantes do bloco" é uma frase bonita para caramba, mas... óbvio que colocar um monte de estudantes europeus num mesmo lugar não ia resultar em "estudantes alemães e franceses discutindo as diferenças e semelhanças entre os trabalhos de Heidigger e Rousseau". Na verdade, resulta mais em discussoes do tipo "a pior cerveja sempre será melhor do que o pior vinho?".

Mas então, quais são os:
1) Agentes promotores da interacao cultural?
2) Como a interacao entre culturas se dá?
3) Quais os ambientes e fatores promotores da interacao cultural?
(Ah, saudades daqueles textos chatérrimos de História do Pensamento Econômico, onde você lia 5 parágrafos e entendia 5 linhas...).
Bem, o assunto rende, e eu nao pretendo escrever o maior post da história de um blog (afinal, esse premio certamente vai para o introspective heheehe - brincadeira, tá? Seus textos sao longos e ÓTIMOS!). Portanto, vai por partes mesmo, ok? :)
P.S.- A imagem do post é do cartaz do famoso "Albergue Espanhol", considerado o filme "Erasmus", por mostrar a estadia de um grupo de estudantes que participam do programa em Barcelona. Mais sobre o filme eu nao posso falar, porque eu ainda nao o vi - fiz uma promessa pessoal de somente assisti-lo quando estiver de volta a terras brasileiras.

Um comentário:

Will Moritz disse...

Não acredito que você ainda não viu L'auberge espagnole, Fernando! Bom, eu ainda não vi o Lost in translation e talvez você até desautorize minha presença em seu blog por esta confissão! Os posts estão ótimos!