sábado, 24 de outubro de 2009

Ich liebe: Mitfahrzentrale

Somewhere entre Hamburgo e a Dinamarca

Sabe aquele clássico dilema de viagem "Vou ou não vou de carro?"? Aqui na Alemanha ele meio que não existe - afinal temos o Mitfahrzentrale!
O Mitfahrzentrale é um site de busca e oferta de caronas, e os destinos não somente são para dentro da Alemanha mas também para países vizinhos (eu, por exemplo, viajei para a Dinamarca nesse esquema). As caronas também não são somente de carro - na Alemanha, tudo feito em grupo (opa!) é sempre bem mais barato, logo é muito comum pessoas comprarem tickets para grupos na Deutsche Bahn e oferecerem as "vagas restantes" nesse site.
O site é bem direto e simples (mas claro, todo em alemão): você coloca a origem, o destino desejado e a data da viagem. Aparece uma lista de oferta de caronas dentro desses parâmetros, e você pode clicar para saber qual o carro, qual o ponto de partida exato da viagem, etc. Normalmente tem o telefone da pessoa que oferece a carona, para o qual você liga e combina maiores detalhes.
Claro, como estamos em um dos bastiões do capitalismo moderno, a carona, claro, não é di gratís (não existe salsichão grátis na Alemanha, lieber...). :) Mesmo assim, a viagem vai sair por um preço seguramente bem menor do que outras formas de transporte - o sistema de trens na Alemanha é famoso por atrasar bastante (sim, questão de horas - ônibus não atrasa na Alemanha, mas trem sim) e ser bem mais caro do que nos países vizinhos (ah, dica #2: viajando de trem para ou da Alemanha para outro país? Sempre veja a passagem no site não-alemão. O site da Deutsche Bahn sempre apresenta os maiores preços).
E a pergunta que eu sei que os brasileiros estão fazendo, porque eu também me fiz: é seguro? Dá para confiar?
Sim, super dá. Todos os alemães usam aos montes, e por mais que pareça estranha a idéia para um brasileiro de dividir o seu carro com estranhos, aqui na Alemanha isso é visto como algo completamente normal. A primeira viagem que eu fiz nesse esquema foi de Hamburgo para Hannover (pertinho, somente 1,5h) e foi super tranquila (na verdade, na volta eu vim sozinho com um cara numa daquelas vans Volkswagen Transporter super "psicopata-car"... Enfim, o motorista era um cara LINDO, a viagem foi super tranquila e cheguei vivo ao meu destino final. Intocado, infelizmente, mas pelo menos vivo. rs).

2 comentários:

Daniel Cassus disse...

Hmmm.. não rola mais nada nessas caronas não? aloka, já fazendo a linha uomini.

Fernando disse...

Dan, aqui é a Alemanha: chove e faz frio 7 meses por ano, e o povo já vem com baixo apetite sexual de fábrica. :) Para voce ter uma nocao, eu NEM cogitei essa hipótese nessas caronas que eu já peguei (acho que estou virando alemao tbm... SOCORRO!)

To falando: acima dos Alpes e ao Leste do Reno é uma desgraca só - paquera zero.