quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Curtas: O tempo em Hamburgo está acabando...


- Muito, mas muito atolado com o final do estágio aqui na grande empresa alema (mais genérico, impossível) em que eu trabalho - por isso os post mais curtos (logo isso mudará, e os meus posts gigantes voltarao hehehe). A vida é injusta: quando eu cheguei aqui na empresa, achei os estagiários todos um bando de nerds chatos. Agora, depois de quase 6 meses, fico triste só em pensar que nao vou encontrá-los mais todo dia, nem escutar as piadinhas que eles fazem sobre o meu sotaque em alemao. :(

- Esse sentimento também se espalhando com a minha relacao com a cidade: quase ontem estava chegando de Lisboa e odiando ter que voltar para Hamburgo. Ontem comecei a planejar as minhas viagens finais aqui na Europa (em dezembro), e percebi que tenho somente mais duas semanas em Hamburgo, depois o curto período entre Natal e Ano Novo, depois mais alguns dias em 2010... e logo depois embarco para Zurique, de onde volto para o Brasil - somando tudo, dá menos de 30 dias aqui. Meus amigos hamburgueses já me ligam pedindo para fazer mais coisas com eles, porque eles também já perceberam que o meu tempo está acabando aqui. E eu percebi somente isso... ontem. Depois de quase 1 ano aqui, eu vou ter que me acostumar sem a vida que eu me acostumei a levar em Hamburgo. E nao sei como eu vou fazer isso. :(

- Medinho de voltar ao Rio. Medinho de ter que retomar a vida que eu deixei ai em fevereiro de 2009. Medinho de as coisas terem mudado demais desde que eu vim para a Europa e eu nao reconhecer quase nada. Medinho de os meus amigos encherem o saco de mim durante o período de adaptacao, que eu sei que será bem dificil, e dos meus discursos (que serao inevitáveis) "porque na Europa eu fiz isso". Medinho de ter que me readptar mais uma vez a uma realidade completamente diferente. :(

- Mas saudades do Rio. Saudades do cheiro de mar. Saudades de suco natural feito na hora. Saudades da sensacao boa de pele bronzeada. Saudades do por-do-sol em Ipanema. Saudades de sair com os meus amigos num chopp para o Odorico. Saudades de ver o Pao de Acucar nas janelas do IE (Instituto de Economia - UFRJ). Saudades de falar portugues o dia inteiro, de utilizar vocubulário complexo.

(Ok, chega de momento nostálgico-depre: vamos aproveitar o tempo que ainda resta, que dá para causar muito em Hamburgo ainda!)

 - Viagens em dezembro? Até agora, destinos definidos: Frankfurt e Paris. Depois, na dúvida entre Itália... ou Estocolmo mais uma vez. Itália é um lugar novo, é Itália, Itália é tutto, I know, I know... Mas estou num orcamento mega apertado (tipo, somente um pouco acima da linha de prostituicao forcada), portanto nao daria para fazer as loucuras turísticas que uma viagem na Itália merece. Ficaria em Pisa, iria a Florenca, e talvez um bate-e-volta em Roma. Entao porque Estocolmo? Porque lá eu sou feliz sempre, porque lá eu tenho uma das amizades mais fortes que eu fiz aqui na Europa, porque lá tem pessoas que gostam muito de mim e me fazem sentir em casa. E porque eu nao quero sair da Europa sem ve-las e dar um último adeus, sem saber quando as verei mais uma vez. Motivo meio bobo, né? Mas é assim que eu sou: um daqueles que acha que tudo muda quando se tem pessoas que se gosta por perto. Enfim, veremos.


- Felicidade bobinha do momento: irei de Frankfurt para Paris em um TGV! :) Somente 39€, mais barato até do que de onibus. Amo trens: nunca entendi a fixacao dos garotos por Autorama, porque achava o Ferrorama infinitamente mais legal. Ah, e desconsiderem o meu conselho de nao ver passagens de trem pelo site da Deutsche Bahn: o preco estava infinatamente menor no site alemao. O problema? Somente na versao em alemao do site alemao (mas se os meus leitores forem bonzinhos comigo, eu até aceito prestar consultoria na busca de passagens, de grátis. Ou melhor, de grátis nada: por um pacote de Haribo, importado daqui. :D).

- E como sempre o final fica para o melhor, tive que tomar a minha decisao de como passaria o meu final de ano. Plano 1: com o meu melhor amigo alemao, no apartamento mega ultra fodástico dele, jantando com vista para o Alster com a porcelana Versace (odiava essa porcelana: ela nao pode ser lavada na máquina de lavar-louca, portanto, é jantar e depois partir direto para a pia. Conceito de luxo e sofisticacao torto para mim), tomando um Dom Perignon enquanto vejo os fogos da cidade refletindo no lago. Plano 2: 7 dias de viagem, 6 cidades em um carro alugado de 9 lugares pelo Leste Europeu com 9 amigos héteros (mas gostosos), tomando vinho e vodka barata e dormindo no carro. Roteiro: Praga, Bratislava, Budapeste, Cracovia, Wroclaw e Berlim. Qual voces acham mesmo que eu escolhi? :D

P.S.- Caso nao tenha ficado meio claro a minha escolha no último ponto, claro que eu escolhi o plano 2. Vista bonita, Dom Perignon e Porcelana Versace dá para encontrar em qualquer lugar. Experiencias malucas, viagem com amigos e um final de ano inesquecível... certamente nao. :D (Isso para alguns amigos que acham que eu sou "... extremely materialistic and snob...". Vafanculo, carissimo amico! :D).

9 comentários:

Daniel Cassus disse...

quando você voltar você vai encontrar o Porcão despejado e uma ponte horrorosa ligando o metrô São Cristóvão à cidade nova. Aliás, você vai encontrar 2 estações novas de metrô: Gal. Osório e Cidade Nova.

Fernando disse...

Que porra é essa de ponte ligando SC a Cidade Nova? A linha dois vai além do Estácio agora? E btw, onde é essa estacao Cidade Nova?

Aiii... Viu só! Tudo mudou, carajos.

Anônimo disse...

Fernando
Já estou nostálgico por noticias do velho mundo bem escritas como a suas. Espero que quando voltar para o Brasil/ Rio, continue com o seu blog, agora com uma outra visão.

carla_curty disse...

como representante dos amigos citados em alguns pontos:
sim, beberemos muitas vezes no odorico (e em alguns outros bares pelo baixo botafogo)
não se preocupe, teremos paciência com a sua fase de adap´tação 9por mais que essa paciência envolva uns "porra, fernando!!" srsrrs)

adorei sua opção de ano novo (eu quero eu quero!!)
por mais que seja triste e nostálgica, essa sensação de está acaband é também bem gostosa!! (aproveite os seus últimos dias!!!)

te amo!!!

Daniel Cassus disse...

Vai ter uma estação nova naquele terreno que ia ser o monumento ao Brizola na esquina da Presidente Vargas com a Francisco Bicalho. Vai ser a nova estação Cidade nova. Com ela, você, garoto zona sul, vai poder ir de Botafogo até a Pavuna sem precisar fazer a baldeação no Estácio (sarcasmo). O mesmo trem vai circular nesse trajeto que eles estão chamando de linha "1-A". Para fazer essa ligação, tem uma viaduto feioso saindo da estação SC paralelo à Radial Oeste que passa por cima da Francisco Bicalho por essa ponte nova.
sim, as pessoas já perceberam que essa estação nova fica a 700m da Estácio.

Fernando disse...

@Regis: Já comecei a pensar numa forma de manter o blog quando eu voltar para o Rio, mantendo uma linha lógica. :) Agora que comecei a escrever um blog, nao sei se conseguiria parar. :)

Fernando disse...

@Carla: Já tenho uma idéia importada da Alemanha para minimizar os efeitos do "porque eu fiz isso na Europa" - assim que chegarmos, vamos fazer uma sessao "as minhas fotos na Europa" (claro, um resumo de tudo). Assim voces sabem o que aconteceu comigo, eu tenho a oportunidade de falar tudo and it's done. :D

E agora estou tentando convencer the boys a irem para Viena ao inves de Bratislava. Ok, Bratislava é exótico para carajos, mas Viena é do LADO, e bem mais fodástica como cidade.

Fernando disse...

@Daniel: Daniel, eu tenho uma revelacao a fazer: eu nao sou um garoto zona sul (som de pessoas fazendo "Oooohhh!" ao fundo). :D Até moro na Zona Sul durante o meu semestre na faculdade, BUT eu nao nasci nem cresci naquele lado dos túneis. :D

Eu vi as fotos do novo viaduto na internet, e estou revoltado. Parece que foi desenhado pelo mesmo arquiteto imbecil que desenhou o obelisco de Ipanema - gente, os anos noventa já se foram, cade arquitetura moderna?!

Fernando disse...

@Daniel: Daniel, eu tenho uma revelacao a fazer: eu nao sou um garoto zona sul (som de pessoas fazendo "Oooohhh!" ao fundo). :D Até moro na Zona Sul durante o meu semestre na faculdade, BUT eu nao nasci nem cresci naquele lado dos túneis. :D

Eu vi as fotos do novo viaduto na internet, e estou revoltado. Parece que foi desenhado pelo mesmo arquiteto imbecil que desenhou o obelisco de Ipanema - gente, os anos noventa já se foram, cade arquitetura moderna?!