sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ai Manoel, que saudades da terrinha...


Fui bailaaaaaar... no meu baaaaatel...

Ó Pá!!!!! Minha viagem para Lisboa foi CON-FIR-MA-DA. :) Mais 5 dias, e Fernando estará pirigueteando em terrinhas lusitanas!!!
Viajar para Lisboa é digno, é mara, é wunder(= mara), é giro, porque:

1) Devido a minha inteligentíssima programacao de viagens, o máximo que eu cheguei em direcao ao Sul na Europa até agora foi... Londres (mas em compensacao, peguei Primevera/Verao na Escandinávia, táh? Ultimate hype ever: ficar bronzeadíssimo -  debaixo do sol da Dinamarca no início da Primevera. Ipanema todo mundo pode - mas Amalienborg e Nyhavn, só alguns, táh... rs).

2) Preciso desesperadamente de sol. E me recuso a ir a um Solarium (loja de bronzeamento artificial) aqui em Hamburgo. Primeiro, isso é a ultimate humilhacao e decadencia para um carioca. Segundo, morro de medo de ficar que nem o Valentino. Terceiro, tá na hora de comecar a cuidar da pele - afinal 30's are the new 20's, e 40's are the new 30's... entao agora preciso manter esse look por muito mais tempo  (sabiam que já existe linha de cuidados anti-idade para a partir dos 25 anos de idade?!!! Conheco uma história de uma amiga de uma amiga que teve uma crise quando se deparou com essa informacao numa loja. E claro, comprou tudo. O mundo é mau...).

3) Porque acho phoda ter a oportunidade de conhecer a nossa versao européia. Incrível pensar que esse povinho, lá do final da Europa, de uma terra sem muitos recursos nativos, teve culhoes para se enfiar no mar desconhecido e viajar o mundo inteiro. E que por isso, existe algo que nos une a lugares tao distintos como Macau, Timor Leste e Angola. Colonizacao portuguesa RULES (para quem acha que "se tivessemos sido colonizados por ingleses e franceses, o Brasil seria outro", só um pequeno lembrete: Índia, África do Sul e Haiti. No additional comments.).

4) Porque quero desbravar Lisboa escutando muito Madredeus e Amália Rodrigues no iPod (aliás, alguém tem dicas de cantores/bandas portuguesas legais?). E lembrar de "Sob o céu de Lisboa", do Wim Wenders, enquanto vejo aquilo tudo.

5) Porque achava super digno "Os Maias" e "As Pupilas do Senhor Reitor". E as novelas trash toda-vida do RTP.

6) Porque finalmente poderei falar portugues!!! E com vocabulário exdrúxulo!!! (Nota pessoal: userei MUITO gerúndio - praticamente uma atendente de telemarketing da Zona Leste de SP. Portugueses quase MORREM quando escutam a gente falando assim).

7) Porque poderei causar horrores em terras lusitanas (Mosteiro dos Jerónimos, me aguarde! Maite Proenca, watch and learn!)!!!!

8) Portugueses.

9) Portugueses.
...
1348) Portugueses. E fatura de melanina. E pegada. E jeito "latin lover meets Seu Manel da Padaria".

(E claro, tudo isso com cobertura oficial para o Lost und Found in Translation, queridoes!!! Aguardem!)

6 comentários:

Fernanda disse...

Oi!
Conheci seu blog ontem e estou adorando ler os seus posts!

;-)

Fernando disse...

Obrigado! E amei o seu post sobre "O Idiota" - eu AMO esse livro. Ganhei de um russo que tinha saído no Rio de Janeiro, que ficou em extase na hora que viu a secao de livros de literatura russa na Livraria da Travessa, no Rio. :)

Fernanda disse...

Oi Fernando, que legal!
Fiquei feliz que você gostou. Adoro o "Dosty". :-)
E as edições brasileiras de livros russos são muito boas!

Parei um pouco as leituras neste ano (trabaaaaalho) mas agora estou retomando... vamos ver.

Boa viagem a Portugal, deve ser lindo!

um beijo

Unknown disse...

Oi, Fernando.

Eu aqui comentando de novo. Sou suspeito de falar, porque amo Portugal, mas acredito que voce vai gostar bastante de la. Muito diferente do resto da Europa, muito parecido com o Brasil... e ao mesmo tempo o inverso disso! Comida excelente, varios lugares legais para visitar, precos bacanas e, sim, povo MUITO bonito.

Sugestoes de musica:
- Fausto Bordalo Dias (musica popular)
- Buraka Som Sistema (mais alternativo, muita influencia angolana)
- Quim Barreiros (puro escracho, bom para ver como eles nao sao serios)
- Mariza (fado)
- Brigada Victor Jara (musica popular)
- Ala dos Namorados (musica popular; o grupo ja se dissolveu)

E nao conheco bem Xutos e Pontapes, mas todo mundo recomenda para quem gosta de rock.

Eh isso, abraco, e boa viagem!

Unknown disse...

Ah, esqueci-me de falar: se tiver tempo, dah um pulo em Sintra, que eh pertinho de Lisboa. Vale muito a pena.

Will Moritz disse...

Duas coisas sobre este post. Primeiro, espero que nenhum português leia o seu 3ºponto lá onde diz esse "povinho", pegou pesado!
Segundo, ri muito com o "Maité Proença, watch and learn"!!! jajajajaj... A estas alturas do campeonato, ou você já está lá pelo número 1347 da lista, ou já voltou pra Hamburgo.