sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Autobahn

Se fosse feita uma lista dos principais símbolos nacionais alemaes, eu creio que junto com cerveja, salsicha e gente mal vestida (he he he veneno mode on), as auto-estradas alemas entrariam nessa lista fácil.

Sim, elas sao perfeitas - dá para dormir com a cabeca no encostada vidro sem sofrer aqueles solavancos que quase causam um traumatismo craniano, tao comum nas estradas brasileiras. Sim, (em alguns trechos) elas nao possuem limite de velocidade - onde Herr Fritz vai facilmente meter 280km/h na Mercedes SLK dele, deixando todos os Peugeot's e Citroen's comendo poeira, enquanto dirige a caminho do Mar Báltico.

Aliás, esse é um ponto importantíssimo: qual a funcao das auto-estradas (afinal, trem é o que nao falta aqui)? Para darem alguma funcao aos carros mega ultra blaster potentes produzidos pelas montadoras alemas! Natürlich! Mas que fique claro - montadoras ALEMAS: no quesito "O seu carro define quem voce é", carros estrangeiros estao na categoria "carrocas e charretes". E for frances, praticamente é rebaixado a categoria de "patinete e similares". Alemao dirige carro alemao - e de preferencia BMW ou Mercedes.

Enfim, todo alemao adora reclamar que as auto-estradas nao sao mais o que costumavam ser, que estao cheias de "engarrafamentos quilométricos" (adoro assustá-los falando dos recordes de engarrafamento em SP hehehe) e que o asfalto nao é mais tao liso desde a Queda do Muro. Mesmo assim, é um alemao botar o pé fora da Alemanha para comecar a reclamar "Mas isso é inaceitável! Como pode uma estrada dessas!" - se for na Itália entao, ih, melhor nem falar! Eles ficam possessos com os limites de velocidade (porque para eles dirigir a menos de 250km/h numa estrada é praticamente andar rastejando), com o tracado cheio de curvas, com os automóveis-carrocas (de montadoras estrangeiras, natürlich), enfim... Ficam loucos para voltar a tranquilidade, previsibilidade e perfeicao das famosas Autobahn's.

E na verdade, sao quase perfeitas sim: mesmo as mais antigas, plajenadas por Titio Hitler, foram desenhadas para nunca passarem por dentro da cidades. Ou seja:

1) Nada daquela coisa de estrada do interior brasileiro, cortando exatamente a rua central de Santa Xiboquinha do Norte, com gente andando perto da rodovia (momento memórias: quando eu era crianca - e fudido - todo ano viajavamos para Recife, claro via Itapemirim, naquela viagem INTERMINÁVEL que durava 48h. A melhor parte sempre era o interior da Bahia - sempre me lembro de uma senhora, sentada com a neta, na praca central ao lado da rodovia, fazendo o que? Catando PIOLHO da coitada. Com uma avó dessas, inimigo para que, né?!).

2) Horas e horas de planícies verdejantes sem fim. 5 minutos de viagem: "Ah, que lindo!... Nossa, a natureza alema é tao diferente, nao é?". 10 minutos: Saco. 30 minutos: Saco. Infinito: Saco. Nada muda. Tudo igual. A viagem inteira.

3) Viajou de noite? Lembra daqueles clássicos do Supercine, tipo "A morte pede carona"? Sabe a estrada do filme? I-G-U-A-L. Breu, breu, breu. Nada aceso, nenhuma casinha para se escapar em caso de ataque de um psicopata escondido no banco de trás. Um saco + medo do carai.

Enfim (amo dizer enfim), morar na Alemanha é certeza de se acostumar com as maravilhosas autobahn's, ficar assustado com os cálculos malucos que eles fazem de tempo x distancia (Rio - SP = 450km, 6h = meus amigos alamaes com cara de "Voces viajam como? Andando?") e desejar ter uma daquelas mega máquinas para poder meter acima de 250km/h (e com alguma sorte, chegar vivo no destino final).

P.S.- Sim, eu tenho medo do escuro na Alemanha. Porque? País desenvolvido sem muito crime tipo "perdeu playboy" equals falta de tanque para lavar roupa equals psicopata aos montes! Lembra do canibal gay que comeu o penis do maluco com o consentimento da vítima?! De onde eram essas criaturas? Claro, Alemanha!

3 comentários:

Hugo B. disse...

O PS me deu medo, eu jurava que "...país desenvolvido sem muito crime tipo "perdeu playboy" equals falta de tanque para lavar roupa equals" ...suicidas.

Anônimo disse...

Seus posts são muito engraçados!

Fernando disse...

Hugo B: Mais suicidas e psicopatas estao lado a lado! :) Ou talvez suicidas sejam a especialidade dos países Escandinavos, e aqui na Alemanha, como tem um POUCO mais de sol (POUCO mais), eles se desenvolvem até o grau de psicopatas... :)